Saiba de uma vez por todas tudo sobre toxina botulínica, desde suas características e vantagens até suas contraindicações
Se você é apaixonado pelos cuidados com a pele ou está iniciando agora nesse universo, já deve ter ouvido falar da toxina botulínica, o popular “botox”. A substância conhecida pelos efeitos rejuvenescedores é uma grande aliada dos tratamentos estéticos faciais e corporais, devido às diversas vantagens que oferece à pele.
É justamente esse assunto que o blog Clínica Mezz irá abordar: o que é, quais são as vantagens, para quem é recomendado e como realizar a aplicação da toxina botulínica. Siga com a gente e descubra como essa substância pode ser útil para saúde e beleza da sua pele!
O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum e submetida a um processo de industrialização. Ao ser aplicada em determinadas áreas da pele, inibe a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável pela passagem de impulsos nervosos dos neurônios para as células musculares), promovendo o relaxamento da musculatura local.
As vantagens do botox nos cuidados com a pele
Associada ao combate de sinais da idade, a toxina botulínica atua na prevenção e redução de marcas de expressão, além de outras vantagens para saúde e estética facial. A seguir, reunimos os principais benefícios da técnica:
- suaviza linhas de expressão e rugas;
- reduz o aparecimento de rugas;
- proporciona aspecto de uma pele descansada e rejuvenescida;
- melhor a flacidez em áreas como pescoço;
- aumenta a autoestima dos pacientes.
Não há dúvida que o botox é o queridinho das clínicas estéticas, mas vale a pena destacar que as propriedades da toxina botulínica também favorecem a utilização com frequência no tratamento de doenças, como: bruxismo e enxaqueca. Trata-se de um procedimento seguro, pouco invasivo e muito benéfico.
Quem pode e deve fazer o tratamento com botox?
Uma dúvida comum quando o assunto é tratamento com botox diz respeito às indicações da técnica: quem pode e deve apostar na aplicação da toxina botulínica. Por se tratar de um procedimento seguro, existem apenas algumas contraindicações, para pacientes com:
- gravidez;
- depressão;
- alergia a albumina;
- lesões cutâneas;
- uso de anti-inflamatório.
Por outro lado, a toxina botulínica é recomendada para o combate a rugas e linhas de expressão. A indicação de idade mínima para aplicação é para pessoas entre 25 e 30 anos, período em que a pele costuma apresentar os primeiros sinais de envelhecimento.
Como realizar a aplicação da toxina botulínica
Para fechar com chave de ouro a lista com as principais questões em torno dessa substância perfeita para a pele, está o modo de aplicação. A toxina botulínica é utilizada em pontos específicos da pele, conforme o resultado que se deseja obter.
A aplicação é realizada por injeções, em sessões que duram em média 30 minutos. Mas pode ficar tranquilo, a agulha é fina e pequena, não costuma causar dores na região.
A ação da substância começa após 48 horas da primeira sessão, atingindo o melhor resultado em até 15 dias. Em geral, os resultados duram cerca de seis meses, conforme a reação de cada organismo. A quantidade de aplicações e os pontos a serem aplicados devem seguir a orientação do profissional especializado.
Para aproveitar os benefícios da toxina botulínica, escolha a Clínica Mezz. Realizamos procedimentos com alta qualidade, através de técnicas minimamente invasivas e instrumentos tecnológicos. Tudo para garantir os melhores cuidados para a sua pele, elevando a sua autoestima e deixando-o ainda mais lindo!
Gostou desse conteúdo? Aproveite que está em nosso blog e saiba também como o peeling em Alphaville pode ajudá-lo a remover manchas, espinhas e marcas de expressão da pele.