A blefaroplastia, conhecida como cirurgia das pálpebras, é um procedimento estético que visa melhorar a aparência das pálpebras superiores ou inferiores.
Ele corrige problemas como flacidez, bolsas sob os olhos e excesso de pele, que podem fazer com que os indivíduos pareçam mais velhos ou mais cansados do que realmente são.
Além de seus benefícios estéticos, a blefaroplastia também melhora o campo de visão em casos onde o excesso de pele das pálpebras superiores interfere na visão periférica.
Com o avanço da idade, é comum a pele perder sua elasticidade, o que pode levar ao acúmulo de pele nas pálpebras. Esse fenômeno não apenas impacta a estética facial, mas também pode afetar a funcionalidade das pálpebras.
A blefaroplastia surge como uma solução eficaz para esses problemas, oferecendo uma aparência mais jovem e revitalizada, além de restaurar a funcionalidade das pálpebras.
Posto isto, o blog da Clínica Mezz preparou esse conteúdo. Seu intuito é trazer informações exclusivas sobre a blefaroplastia. Continue lendo!
O que é blefaroplastia?
Como visto na introdução, a blefaroplastia é uma cirurgia plástica que visa corrigir alterações nas pálpebras, como excesso de pele, bolsas de gordura, ptose palpebral (queda das pálpebras) e outras condições que afetam a funcionalidade e a estética da região ocular.
Com o envelhecimento, a pele das pálpebras perde elasticidade e firmeza, os músculos orbiculares dos olhos enfraquecem e a gordura periorbital pode se acumular acima e abaixo dos olhos.
Em outras palavras, a blefaroplastia pode ajudar a restaurar uma aparência mais jovem e alerta à área ao redor dos olhos.
Como é feita a blefaroplastia?
O tratamento envolve uma cirurgia que geralmente é realizada sob anestesia local, com sedação ou anestesia geral, dependendo do caso e da preferência do cirurgião e do paciente. O procedimento pode variar de 1 a 3 horas.
Normalmente, a preparação da blefaroplastia inclui uma avaliação médica, ajustes em medicamentos atuais, e diretrizes sobre alimentação, bebida, tabagismo e remédios que possam aumentar o sangramento.
Caso o procedimento seja feito nas pálpebras superiores, o cirurgião faz incisões seguindo as linhas naturais das pálpebras, remove o excesso de pele e gordura, e sutura a incisão.
Nas pálpebras inferiores, a incisão pode ser feita logo abaixo da linha dos cílios ou dentro da pálpebra inferior, removendo ou redistribuindo o excesso de gordura, pele e músculo.
Durante a recuperação, é comum observar inchaço, hematomas, irritação ou ressecamento nos olhos. Esses sintomas podem ser amenizados com o uso de medicações tópicas prescritas pelo oftalmologista, compressas frias e pomadas lubrificantes.
A maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais em cerca de 10 a 14 dias, após a liberação médica.
Quanto tempo dura a blefaroplastia?
Os resultados da blefaroplastia podem ser extremamente duradouros. Na maioria dos pacientes, a correção das pálpebras superiores dura entre 5 e 7 anos, podendo chegar a ser permanente. Já para as pálpebras inferiores, a correção tende a ser permanente.
No entanto, é importante notar que a cirurgia não impede o envelhecimento futuro.
Não sabe onde fazer a blefaroplastia? Procure a Clínica Mezz!
Para aqueles que consideram fazer esse procedimento, a Clínica Mezz é uma excelente escolha, sendo referência em procedimentos estéticos e garantindo os melhores resultados.
Entre em contato com a Clínica Mezz para agendar uma consulta e saber como a blefaroplastia pode ajudá-lo a alcançar uma aparência mais revitalizada.
Curtiu o conteúdo? Continue ligado no blog da Clínica Mezz para ter mais dicas sobre a blefaroplastia na Grande São Paulo. Até a próxima!